top of page

COMPARE

Manutenção – Dor de Cabeça ou Redução dos Custos e Riscos?

Manutenções são de extrema importância em praticamente qualquer aspecto das nossas vidas.

 

São raras as pessoas que optam por ignorar as manutenções de seus veículos, pois elas sabem que isso traz um enorme risco de acidentes. As pessoas também se preocupam cada dia mais com a manutenção de seus corpos, garantindo assim qualidade de vida por mais tempo.

 

A mesma lógica deveria valer para edificações, residenciais ou não. A manutenção nos condomínios deveria ser uma atividade contínua e constante, e não apenas uma preocupação quando algo dá errado.

 

Mais de 60% dos acidentes ocorrido em edifícios de até 10 anos de uso, estão relacionados à deficiência ou inexistência de manutenção.

 

Quando estas atividades são negligenciadas, assume-se o risco de agravamento dos problemas, acompanhado não só do aumento nos custos de reparo, como também nos riscos aos usuários, ou seja, VOCÊ e sua FAMÍLIA!

 

As atividades de manutenção podem ser divididas essencialmente entre prevenção e correção, com objetivos diferentes, mas muito relacionados.

 

A manutenção preventiva, quando executada de forma organizada, eficiente e eficaz, contribui para que as atividades de correção sejam as mínimas possíveis, o que é ótimo, já que atividades de correção são mais caras, mais trabalhosas e costumeiramente causam maiores transtornos aos usuários. Além disso, somente a manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, tem o poder de impedir maiores tragédias.

 

A manutenção corretiva, por sua vez, ocorre quando há a necessidade de intervenção em algum aspecto da edificação, seja por desgaste, execução ineficiente ou até mesmo por uma mudança no uso da estrutura. Podemos subdividir este tipo de manutenção em outras duas categorias: corretiva planejada e corretiva emergencial.

 

Manutenções corretivas planejadas são chamadas assim porque são consequência de uma manutenção preventiva eficiente. Sua necessidade é identificada com antecedência, o que permite o estudo de suas causas, seus efeitos e também das melhores soluções possíveis. Além disso, esta antecedência permite um melhor planejamento de sua execução, pesquisa de materiais e profissionais disponíveis e agendamento, diminuindo os custos e os transtornos.

 

Manutenções corretivas emergenciais, em contrapartida, são aquelas que surgem de uma necessidade imediata, o que não fornece aos profissionais tempo suficiente para estuda-las. Estes são os casos mais comuns em edificações no Brasil. Quando ocorre a necessidade de uma manutenção corretiva emergencial, é muito comum que os reparos, feitos às pressas, sejam mais caros, mas este não é o maior problema. Estes reparos feitos às pressas muitas vezes não resolvem os problemas de forma definitiva, mas sim mascaram suas origens e podem muitas vezes colocar em risco todos os usuários da edificação. 

​

​

Do ponto de vista do proprietário, a adequada manutenção em seu imóvel traz inúmeros benefícios. Além de promover a valorização do bem no mercado imobiliário, ela vai acarretar em um aumento da vida útil da edificação, melhoria no desempenho de equipamento e instalações em geral, além de garantir maior segurança, conforto e principalmente economia para o proprietário e para todos que utilizam o edifício.

​

​A EFIX entra no mercado com o objetivo de auxiliar os condôminos no planejamento e execução das atividades de manutenção de seu edifício. Com isso, garantimos uma economia significativa nos custos relacionados a estas atividades.

Quanto este planejamento pode baratear a sua manutenção?

O que podemos garantir é que quanto mais tempo se demora para fazer uma manutenção, mais caro fica para ser solucionado o problema na hipótese da prevenção ser “transformada” em correção.

 

Sabendo que o tempo e o planejamento são cruciais para diminuirmos os custos de manutenção, vamos checar alguns números.

 

Segundo informações do IBAPE, Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia, “no tempo 1 o custo seria de 5; no tempo 2 o custo ficaria 25 vezes mais alto; no tempo 3 vai para 125; e assim progressivamente, em uma razão exponencial de 5”.

Deste modo, com a filosofia de que a intervenção certa no momento certo faz a diferença, reduzimos drasticamente os custos de manutenção predial e os transtornos de obras do seu edifício.

 

Não perca tempo, entre em contato e seja mais um cliente satisfeito!

bottom of page